Sobre loucos e desvairados...

Minha foto
(São Paulo/ São Carlos/ Ribeirão Preto), SP, Brazil
Rafael é graduado em Engenharia de Computação pela USP São Carlos, Analista de Sistemas em uma empresa de TI para Telecomunicações, músico por hobby, careca por opção e uma pessoa muito curiosa por natureza!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Planejamento financeiro I

Esse tema talvez já tenha sido abordado em posts passados, mas resolvi revisitá-lo falando um pouco de como anda meu planejamento financeiro neste ano de 2009.

Em 2008 eu era apenas um estagiário de uma empresa de TI em Alphaville (Barueri – SP), ganhava um salário razoável que era suficiente para me manter, pagando minhas contas mensais como o aluguel (sim, já faz alguns anos que não moro com meus pais), luz, telefone, gás, internet, lazer, passagens de ônibus para Ribeirão Preto (cidade de meus pais e onde nasci e fui criado) e para São Carlos (onde fazia faculdade e eventualmente tinha reuniões com minha orientadora de TCC) e ainda juntar quase 10% deste salário. Infelizmente, no fim do ano acabei por gastar todo meu dinheiro em pequenos gastos da minha formatura, o que me levou a pensar num meio de me planejar para o ano de 2009, afim de que pudesse dar os meus primeiros passos rumo minha independência financeira.

Ao iniciar o meu planejamento percebi que poupar 10% do que eu ganho não é suficiente para que eu pudesse ter minha independência financeira dentro do prazo proposto. Minhas metas são um pouco ousadas, pois eu desejo não necessitar mais do meu trabalho antes dos meus quarenta anos de idade (caso não aconteça nenhum grande desastre). Para isso decidi juntar de 30% a 40% do dinheiro que ganho mensalmente (descontado o imposto de renda) como início da minha poupança que dará futuro à minha independência.

Ao decidir onde eu queria chegar e quando eu queria chegar notei que tão importante quanto definir metas e prazos é encontrar um meio de alcançá-las. Eu sabia o quanto tenho que juntar no meu primeiro ano como trabalhador assalariado, sabia quanto deveria render o meu dinheiro, mas não sabia como fazer o dinheiro ter a rentabilidade que eu desejava. Eu estava cometendo um erro, pois ao não saber qual investimento utilizar, como posso chegar a alcançar minhas metas?!

E mesmo com tudo isso razoavelmente bagunçado surgiu mais um imprevisto. Recebi o convite de um amigo meu para ser sócio de uma empresa (isso mesmo, estamos iniciando um empreendimento) e aceitei, ou seja, mais gastos para serem inclusos no meu planejamento.

A idéia que eu tenho é de ousar. Ousar porque ainda sou novo e tenho tempo de corrigir meus erros, ousar porque posso aprender com cada erro desses e me tornar um melhor empreendedor e melhor investidor, ousar porque eu preciso adquirir bagagem para que consiga realmente alcançar meus objetivos. E aqui me recordo de mais uma passagem do livro “Pai Rico, Pai Pobre” que diz o seguinte: “Conheço várias pessoas pobres que nunca perderam um centavo na vida de trabalho delas, mas não conheço um rico sequer que não tenha perdido bastante dinheiro”.

Mesmo com todo esse caos que eu mesmo criei estou conseguindo cumprir minhas metas. Agora uma parte do meu dinheiro que eu poupo foi destinada aos investimentos na minha empresa, mas mesmo assim ainda estou perto dos 30% de investimento mensal (ainda com um rendimento muito abaixo do planejado inicialmente). Atualmente o dinheiro está na poupança, mas como tenho lido e estudado muito sobre mercados de ações pretendo de cara me arriscar neste mercado com um percentual dos meus investimentos.

Será que vai dar certo? Será que vou conseguir? Ainda não sei, mas tenho certeza que estarei sempre buscando novas alternativas para alcançar meus objetivos.

Espero que tenham gostado deste post (que deve ter continuação daqui a quatro semanas) e peço para que comecem a enviar sugestões para 4º post do mês nos comentários ou no meu email (rafapg.85@gmail.com).

Abraços, o Novato Financeiro.

Um comentário:

Gleyce disse...

Jura que vc ta montando uma empresa? Que legal!
De que que eh? Pode contar ou ainda eh segredo industrial??

Beijos