Desta vez vamos falar sobre mais uma ferramenta utilizada na análise técnica que é a média móvel. Médias móveis são instrumentos muito importantes na análise técnica por repassar uma informação menos volátil do mercado, retirando as oscilações bruscas do gráfico, além de atuar como um sinalizador de compras e vendas de um determinado papel (ações).
Para que tem pouca familiaridade com a matemática, uma média móvel nada mais é do que a soma dos últimos valores do gráfico dividida pela quantidade de valores somados, por exemplo, se somarmos os últimos 20 valores do gráfico a média móvel seria igual a soma dos 20 valores dividido por 20 ( M20 = Soma dos 20 últimos valores/20). Só que, assim como o preço das ações, a média móvel é representada graficamente (como gráfico de linha).
Analisando a quantidade de valores utilizados para compor a média percebemos que quanto maior o número de valores utilizado mais distante do gráfico das ações a média fica e ao mesmo tempo menos oscilações bruscas ela representa, em contrapartida, quanto menos valores utilizarmos para compor a média móvel, mais oscilações a média móvel apresenta, representando melhor as tendências de curto prazo dos preços, mas sendo ainda mais volátil.
Na primeira figura apresento uma média móvel de 20 dias no gráfico diário das ações da Vale PnA onde é possível notar bem como a média móvel elimina os ruídos do gráfico de ações, apesar de se movimentar de forma mais lenta..
Para utilizar as médias móveis como sinalizadores de compra e venda existem inúmeras possibilidades. A mais simples é comprar determinado papel sempre que o preço das ações corta a linha da média móvel em sentido ascendente e vender sempre que acontece o contrário (o gráfico do preço corta o gráfico da média móvel no sentido descendente), mas como o gráfico de ações é muito instável através deste método existirão muitos sinais de compra e venda que são falsos.
Para atenuar estes sinais falsos ao invés de utilizar em conjunto o gráfico de ações com a média móvel é comum a utilização de duas médias móveis com períodos(número de valores que compõem a média) diferentes, sendo uma de curto ou médio com uma de médio ou longo prazo. Na próxima figura temos um gráfico também da Vale PnA com duas médias móveis de períodos diferentes, a de curto prazo (linha verde) é uma média de 20 períodos e a de médio prazo (linha azul claro) é uma de 40 períodos.
Podemos notar os sinais de compra e de venda mostrados pelas setas. As setas azuis representam pontos de compra das ações e as setas vermelhas representam um sinal de venda. Já as setas amarelas são sinais falsos de compra ou venda que, mesmo com a utilização de duas médias móveis, continuam a acontecer. Neste caso é importante que, antes de comprar loucamente a ação espere-se um tempo para que a tendência de alta seja confirmada.
Nos posts posteriores de análise técnica vou discutir a utilização de outras médias (como médias exponenciais) e a formação de canais de alta ou baixa.
Espero que tenham gostado e gostaria de reiterar o pedido para quem me mandem sugestões do 4 post do mês.
Um abraço, o Novato Financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário