O gráfico de linha é aquele gráfico tradicional que mostra a variação da ação em cada instante de tempo, ponto a ponto. A principal vantagem desse gráfico é a possibilidade de saber o valor da ação em qualquer instante de tempo. Abaixo temos uma imagem que exemplifica o gráfico de linha.
Figura 1: Gráfico de Linhas
O gráfico de barras e o de candles representam as mesmas informações só que de forma diferente. As informações representadas são o valor de abertura da ação dentro do período, o valor de fechamento e os valores de máximo e mínimo. Abaixo temos duas figuras, cada uma demonstro as informações específicas de cada tipo de gráfico.
Figura 2: Barra
Cabe aqui ressaltar que o gráfico de candles possui figuras diferentes para alta e para a baixa, como veremos na 3ª figura.
Apesar de muito similares quanto à informação que eles trazem, o gráfico de candle consegue deixar mais visível as tendências de alta e baixa, como podemos ver nos gráficos que seguem.
Figura 4: Gráfico de Barras
Figura 5: Gráfico de Candles
Bom, essa é apenas uma introdução aos tipos de gráfico que futuramente serão importantes no estudo de análise técnica. Espero que todas as dúvidas que eventualmente surgirem sejam deixadas nos comentários, para que eu possa aperfeiçoar este post.
4 comentários:
Rafa, eu tava aqui pensanndo...
O seu blog é um blog que trata de assuntos sérios... acho que você deveria trocar a foto do blog!!!!
Rafa, cheguei atrasada no seu blog mas já deu pra acompanhar... adorei!
Mas no início você disse que ia ser atualizado semanalmente... Estou aguardando novos posts. =)
Oi, Rafa!
Recebi seu convite no Linked In e como so sabia que vc era o 'Rafa' (nao sabia seu sobrenome), cliquei no blog para descobrir quem era o tal de Rafael querendo ser meu amigo, hehehe
E nao eh que me deparei com um blog muito dos legais???
Eu li ele inteirinho e adorei!
Eu vi o video que vc postou sobre a crise e eu vi ainda hj um muito bom http://www.vimeo.com/3261363
Na verdade eh uma animacao super didatica.
Beijos!
eu não gosto de programas para traçar gráfico, porque o usuário pode inconscientemente mudar as características do gráfico de acordo com o resultado que ele deseja obter -- o gráfico vai indicar que a ação está em alta ou em baixa de acordo com a vontade de quem está usando o programa. Muitas vezes eu uso sites com o gráfico de ações da bolsa de são paulo já prontos, como em http://graficodiario.com.br e o grafbolsa.com
Postar um comentário