Sobre loucos e desvairados...

Minha foto
(São Paulo/ São Carlos/ Ribeirão Preto), SP, Brazil
Rafael é graduado em Engenharia de Computação pela USP São Carlos, Analista de Sistemas em uma empresa de TI para Telecomunicações, músico por hobby, careca por opção e uma pessoa muito curiosa por natureza!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mercado de Opções - Básico

Muita gente não conhece, não ouviu falar e nunca viu mais gordo que o mercado de opções. Agora imagine um investimento que pode ter um retorno muito grande e um investimento inicial baixo. Você deve estar pensando duas coisas: “Quem esse Mané quer enganar?” ou “Como eu não coloquei meu dinheiro investido nisso ainda?”. Bom, o que irei explicar aqui pode ser um balde de água fria para muitos e um incentivo para outros.

O mercado de opções foi criado para facilitar a vida de quem investe em ações e quer diminuir os riscos de perder dinheiro. Supunha um cenário onde 100 mil reais estão investidos em ações de uma só empresa e de repente, devido a mudanças abruptas do mercado, o preço da ação cai 50% e junto com essa queda o investidor perde 50 mil reais. Como ele poderia proteger o seu patrimônio que está investido em grande parte em ações de uma mesma empresa? Surgiu então a idéia de criar contratos de venda ou compra futura de um título acionário e então “fez-se a opção”.

A opção é, de maneira simplificada, um contrato de compra ou venda de uma quantidade de ações em uma data determinada (vencimento da opção), só que este contrato não precisa ser executado. Ou seja, se você comprou opções de vendas das suas ações para 30 dias, daqui a 30 dias você tem a opção de vender pelo preço estabelecido, mas caso seja mais lucrativo não vendê-las não é necessária executar a opção de vendae além de tudo isso, neste mercado não é necessário ter ações para comprar uma opção... e é aí que a porca torce o rabo!!!

Num cenário hipotético, comprando uma opção de compra de uma ação em que o seu valor é 1 real e o valor da ação a qual ela está vinculada é de 100 reais, se a ação tiver uma alta de 5% no valor elas passarão a valer 105 reais, realizando a opção de compra, ou seja, comprando as ações (supondo que o preço estipulado na opção fosse de 100 reais), e vendendo imediatamente a preço de mercado cada um real investido se transformaria magicamente em 5 reais, ou seja, 105 reias de valor de mercado menos os 100 reais do valor pago pela ação, o que representaria um lucro de 400% baseado somente em um aumento de 5% do valor das ações(sons de aplausos e musica triunfante!!!). Já no cenário oposto, se o preço das ações caísse, o investidor não realizaria a opção de compra das ações e perderia todo o dinheiro investido na opção, pois o contrato de compra venceria sem ser realizado já que seria mais barato comprar as ações a preço de mercado(vaias e música triste!!!).

Por isso o mercado de opções exige um estudo maior, uma grande atenção ao mercado em hipótese alguma deve ser utilizado como o único tipo de investimento. Em posts futuros pretendo colocar idéias interessantes de combinações de investimentos que utilizem opções.

Bom, vou ficando por aqui, espero comentários e idéias para próximos posts.

Um comentário:

Alan Curtis disse...

Quero compartilhar com todos vocês aqui sobre como recebo meu empréstimo do Sr. Benjamin, que me ajuda com um empréstimo de 400.000,00 Euros para melhorar meus negócios. Foi fácil e rápido quando solicito o empréstimo quando as coisas estavam ficando difíceis com o meu negócio. Benjamin me concede empréstimo sem demora. aqui está o email do Sr. Benjamin / contato whatsapp: +1 989-394-3740, lfdsloans@outlook.com /