Lendo algumas matérias sobre finanças em uma revista, descobri a fórmula para ficar rico. Você tem 3 maneiras diferentes de ficar rico:
1- Ter um pai muito rico e herdar toda a grana dele (ou dar o golpe do baú, afinal é quase a mesma coisa).
2- Jogar na loteria e ganhar.
3- Definir metas, poupar religiosamente, ser persistente, planejar-se, correr riscos, ousar e estar pronto para passar por momentos de dificuldade.
Se você tem uma criação parecida com a minha e não nasceu em um berço de ouro deve concordar que as duas primeiras maneiras de ficar rico estão meio longe de acontecer. Então temos apenas uma maneira de ficar rico e é através do nosso empenho.
Nas reportagens que li nessa revista, constatei que as pessoas que ficaram ricas conseguiram atingir este objetivo através das mais variadas estratégias de poupar e investir, mas elas têm em comum a disciplina e a perseverança. Então venho hoje discutir um pouco sobre o que é necessário para chegar lá.
Os sonhos dessas pessoas eram os mais diversos, mas a realização deste sonho de cada um envolvia uma quantidade de dinheiro muito grande (sempre superior a 1 milhão de reais e isso é muito dinheiro!!!). O mais interessante é perceber que eles conseguiram alcançar seus objetivos ainda novos (um deles com “apenas” 13 anos de trabalho). Eles optaram por estratégias muito diferentes: Alguns investiram em ações, outros em mercado imobiliário, outros somente em renda fixa, mas todos, invariavelmente, tiveram disciplina para seguir o planejamento proposto.
Todos nós temos muitos sonhos a serem realizados e a nossa independência financeira passeia por boa parte deles, mas muito além de sonhar, para que eles possam se tornar realidade, é necessário gastar tempo colocando em prática nosso planejamento a fim de que os sonhos possam tornar-se realidade e é aí que entra esse blah blah blah sobre disciplina.
Para que o objetivo seja alcançado é necessário muito empenho e muita disciplina, pois como mostrado no post “Juros. Herói ou vilão?” é o dinheiro poupado mês a mês, com o acréscimo dado pelo rendimento do nosso investimento torna o montante final realmente volumoso. Mas muitas vezes a gente pensa assim: “Eu ganho tão pouco e essa grana que eu vou juntar hoje não vai fazer a menor diferença no final” e desse modo nunca começamos ou demoramos a começar a poupar e assim prorrogamos o início da realização dos nossos sonhos.
Por isso venho propor que você, que está lendo esse blog e tem se interessado por finanças, planeje quanto será poupado neste ano. Procure se informar sobre investimento. Leia sobre economia e finanças , procure aprender sobre novas coisas, crie e cumpra suas metas!!! E quando conseguir fique a vontade para sentir orgulho próprio afinal você começou a trilhar o caminho!!!
Sobre loucos e desvairados...
- Rafa - O Novato
- (São Paulo/ São Carlos/ Ribeirão Preto), SP, Brazil
- Rafael é graduado em Engenharia de Computação pela USP São Carlos, Analista de Sistemas em uma empresa de TI para Telecomunicações, músico por hobby, careca por opção e uma pessoa muito curiosa por natureza!!
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu bem que achei muito importante a ideia de ser rico, más, depende do negocio, da estratégia e outros fatores.
Muito legal, parabéns!
Postar um comentário