Sobre loucos e desvairados...

Minha foto
(São Paulo/ São Carlos/ Ribeirão Preto), SP, Brazil
Rafael é graduado em Engenharia de Computação pela USP São Carlos, Analista de Sistemas em uma empresa de TI para Telecomunicações, músico por hobby, careca por opção e uma pessoa muito curiosa por natureza!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mercado de Ações – Básico

Hoje resolvi escrever um pouco sobre o mercado de ações. Acredito que todos conheçam um pouco de mercado de ações, mas, a fim de nivelar os conhecimentos, decidi que um post explicando os conceitos básicos do mercado de ações seria interessante para que futuramente possamos avaliar investimentos em Ações.

O mercado de ações representa, basicamente, um lugar onde se vende pedaços de empresas, ou seja, você ao comprar uma ação se torna um sócio da empresa que você possui as ações. Existem dois tipos de ações: As Preferenciais (PN) onde o acionista dá preferência pelos lucros e não deseja ter poder de decisão e as Ordinárias (ON) que dão poder de voto ao acionista, além dos lucros.

O acionista, depois de efetuar a aquisição dos papéis, vinculou seu dinheiro ao desempenho da empresa em questão. Se a empresa for mal das pernas os papéis passarão a valer menos em uma possível revenda e se a empresa se sobressair o dono dos papéis conseguira obter lucros com a revenda dos papéis no mercado, o que torna interessante conhecer a empresa onde será feito o investimento, pois desejamos ao máximo potencializar o dinheiro aplicado.

Além dos lucros que podem ser obtidos com a negociação dos papéis da empresa, o dono das ações eventualmente pode receber uma boa quantidade de dinheiro da empresa em forma de dividendos, devido aos bons resultados e lucros obtidos pela empresa em questão e então temos mais um motivo para avaliar muito bem a empresa onde o capital será aplicado.

O preço da ação de cada empresa é regulado pelo mercado, ou seja, quando existe demanda de compra maior que a demanda de venda o preço sobe e no caso contrário o preço desce. Basicamente é por isso que todos temem crises financeiras, pois neste caso os que têm ações optam por investimentos mais seguros vendendo suas ações e poucas pessoas querem comprar ações das empresas, pois também preferem investimentos mais seguros (como os de renda fixa), fazendo com que os preços das ações despenquem.

Basicamente este é o funcionamento do mercado de ações. Em outros posts falarei sobre aplicação no mercado de ações e diferenças entre investimento a longo prazo e investimento especulativo. Mais no futuro pretendo também iniciar um estudo sobre análise gráfica de ações, que é um tema que tenho me dedicado atualmente.

Espero que este post possa ajudar quem não tem nenhum conhecimento e também espero ouvir críticas e sugestões para que eu possa melhorar essa budega!!!

Um comentário:

AndreVC disse...

oba!
vou adicionar algo ao seu post:

Para a empresa a venda de ações é uma importante maneira de captar recursos.
Em tempos de crise o dificil acesso ao crédito faz com que empresas diminuam a produção, deixem de ser competitivas, demitam funcionarios. A empresa é mal vista pelo "mercado"(vamos imaginá-lo como uma entidade fantasmagorica com vida propria, heh), as ações são vendidas e desvalorizadas o que torna ainda mais dificil a obtenção de credito, o oxigenio das empresas. E lá se vai a bola de neve...