Sobre loucos e desvairados...

Minha foto
(São Paulo/ São Carlos/ Ribeirão Preto), SP, Brazil
Rafael é graduado em Engenharia de Computação pela USP São Carlos, Analista de Sistemas em uma empresa de TI para Telecomunicações, músico por hobby, careca por opção e uma pessoa muito curiosa por natureza!!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

"O salário é uma solução a curto prazo para um problema a longo prazo." (Pai Rico Pai Pobre)

Fiquei intrigado ao ler essa frase... Passei um bom tempo pensando nela e suas implicações. A idéia é simples, mas a resolução é mais complexa do que imaginamos: Como evitar ser eternamente dependente do próprio salário. Em outras palavras, que mecanismos podem ser usados para que posteriormente garantir independência financeira e poder fazer o que é realmente interessante.

Muitas pessoas pensam em, um dia, ganhar o suficiente pra poder fazer o que quiser da vida, mas em geral, quando têm um aumento do salário tendem a aumentar o padrão de vida imediatamente, o que inviabiliza que uma parte do dinheiro, ganhado a base de algum suor, possa ser poupada para garantir, através de qualquer mecanismo, grana suficiente para desfrutar dos momentos sonhados.

Daí vem outra frase: "A necessidade é a mãe da invenção." e porque não dizer mãe da criatividade, mas justamente o salário garantido no fim do mês(ou seja, a falta de necessidade) que faz com que nós não pensemos em soluções alternativas pro nosso problema a longo prazo.

Vamos, então, arregaçar as mangas e começar a sugerir soluções.

No próximo post vou escrever sobre como equilibrar finanças pessoais e conseguir investir alguma grana mensal. Aguardo comentários.

Um abraço,

Rafael - O Novato Financeiro

Nenhum comentário: